quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Consulta de Psicologia Educacional

Quando se deve procurar ajuda do Psicólogo Educacional ?

Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de procurar ajuda para o seu filho. Embora as crianças e jovens geralmente manifestem comportamentos que indicam que algo não está bem, a grande maioria dos pais hesita em procurar ajuda. Os pais tendem a pensar que a criança ou jovem está apenas a passar uma fase, que será superada sozinha.

Realmente não é fácil decidir qual o momento apropriado para levar uma criança à consulta. Muitos adolescentes iniciam um acompanhamento com um psicólogo por vontade própria. E algumas crianças podem pedir ocasionalmente para ver alguém. No entanto, é a escola que costuma ser a primeira a notar mudanças de comportamento e a solicitar um encaminhamento para um psicólogo. Os primeiros sinais de problemas incluem a hiperatividade, a dificuldade de concentração, a agressividade e o comportamento inadequado. Estes comportamentos podem comprometer o desempenho escolar da criança e da sua vida familiar.

O psicólogo educacional poderá determinar se as dificuldades apresentadas necessitam ou não de uma intervenção. Nalguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores.

Como é realizada a consulta em Psicologia Educacional?

O primeiro momento de encontro com o psicólogo, resulta numa sessão de esclarecimento do pedido da queixa e da problemática actual na vida da criança. Na 1ª sessão, os pais podem trazer material escolar ou relatórios que achem relevante para ilustrar os distúrbios da criança. É importante realizar-se ainda uma 2ª sessão de entrevista com os pais, antes de se passar à fase do diagnóstico em que a criança vai ser avaliada, cognitiva e psicológicamente.

Iniciado o trabalho com a criança, as sessões ocorrem nos dias e horários estipulados, com duração de cinquenta minutos cada. Além disso, ao longo das sessões, são realizados encontros periódicos com os pais.

Esta intervenção também pode ser realizada em cooperação com escolas e profissionais da saúde que necessitem da actuação do psicólogo; sendo também requisitada para fazer despistagem ao nível da dislexia e em processos de prontidão escolar.


Quais os principais motivos da procura pela Psicologia Educacional ?

São varios os motivos que levam os pais a procurarem atendimento psicológico para os seus filhos. De entre os sintomas e queixas mais comuns (expressas pelos pais) podemos enumerar:


- Dificuldades de aprendizagem

- Dislexia, Disgrafia, Discalculia

- Enurese ou ecoprese diurna ou noturna

- Pesadelos, dificuldades para dormir

- Distúrbios alimentares

- Agressividade em casa e na escola

- Hiperatividade

- Atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc.)


Quais os benefícios trazidos pela psicologia educacional?

Por se sentir acolhida e compreendida no contexto terapêutico, a criança passa a comunicar através do lúdico as suas dificuldades emocionais, apresentando melhoria significativa em casa e na escola.

Além disso, caso a criança permaneça no atendimento com o psicólogo o tempo necessário, terá maiores probabilidades de se tornar um adolescente e, posteriormente, um adulto mais consciente de si e dos seus próprios sentimentos e emoções.

A intervenção educacional pretende assim, dar resposta a problemas relacionados com a aprendizagem em si e com outros distúrbios do foro psicológico. A intervenção nestas áreas visa contribuir para um processo saudável e equilibrado do crescimento da criança, a nível académico, familiar e relacional.

AO NÍVEL DA APRENDIZAGEM

  • Promoção Cognitiva
  • Estratégias de Aprendizagem de leitura e escrita
  • Métodos e Hábitos de Estudo
  • Estudo Acompanhado com Plano Educativo Individualizado
  • Disgrafia, Discalculia e Dislexia
  • Orientação Escolar e Profissional


AO NÍVEL DE DISTURBIOS SÓCIO-AFECTIVOS

  • Hiperactividade
  • Indisciplina
  • Padrões Erráticos de Comportamento
  • Baixa Auto-Estima
  • Desmotivação e Ansiedade
  • Instabilidade Emocional
  • Agressividade
  • Recusa em ir à Escola
  • Incapacidade em Fazer Novos Amigos

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